Ventos de Mudança. Energia e Poupança...

Energia: Portugal está entre os 10 países mais atractivos.

14-04-2010 14:29

Portugal é reconhecido como país líder. Em 2009, produziu 45% da sua electricidade com base em energias renováveis.

Portugal está «entre os 10 países do mundo mais atractivos» para se investir no sector da energia, em que «é reconhecido como um país líder», afirmou esta sxeta-feira o secretário de Estado da Energia e da Inovação.

«Uma das mais conceituadas consultoras internacionais em energia, a Ernst & Young, considerou Portugal entre 10 países do mundo mais atractivos para se fazer investimento» neste sector, disse Carlos Zorrinho, escreve a Lusa.

Ao nível da energia, «Portugal é reconhecido como um país líder», que tem, por exemplo, a maior central solar fotovoltaíca do mundo, a funcionar desde finais de 2008 em Amareleja, no Alentejo, disse.

Por outro lado, frisou, Portugal tem «o segundo maior componente de energia eólica no seu pacote energético à escala europeia» e «no ano passado produziu 45 por cento da sua electricidade com base em energias renováveis».

«Em muito poucas outras coisas Portugal está tão bem classificado», disse Carlos Zorrinho, frisando que, por isso, o Governo está a «apostar tanto» no sector da energia e quer «mostrar ao mundo» o que o país está a fazer.

Segundo Carlos Zorrinho, Portugal, que tem empresas que produzem painéis solares e «capacidade de montar modelos de negócio rentáveis e com base em tecnologias renováveis», quer dizer aos membros do corpo diplomático para que os seus países «façam» projectos neste sector.

Mas também que «se inspirem em Portugal», que «façam, de preferência, com empresas portuguesas» e que se as empresas dos seus países «quiserem investir em energia em Portugal são muito bem-vindas», rematou.

Dados retirados de:  www.agenciafinanceira.iol.pt

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode