Ventos de Mudança. Energia e Poupança...

Visitas de Estudo

VISITA AO PARQUE EÓLICO DE FAFE

No dia 17 de Março de 2009, no âmbito da nossa primeira actividade integradora, visitamos o parque eólico de Fafe, considerado um dos maiores do país. Acompanhados pelas formadoras Teresa Carvalho e Vânia Faria e pela mediadora Sara Gonçalves, esta nossa visita teve como objectivo conhecer o funcionamento de um parque eólico, nomeadamente dos aerogeradores.

No local, registamos as explicações de Altino Pinto e ficamos a saber que o referido parque representa o maior investimento privado do concelho de Fafe, orçado em noventa milhões de euros. Construído pela empresa espanhola GAMESA, o parque tem uma potência de 80 MGW e representa 10% da potência total instalada em energia eólica. Retivemos ainda que a energia produzida pelos aerogeradores instalados nas serras altas de Fafe é transportada por uma linha de alta tensão que liga o parque à sub-estação de Riba d'Ave, constituindo o percurso mais extenso do pais em energia eólica, com cerca de 35 Km. Durante o longo período de explicações ficamos a saber que a energia eólica já representa 32% do consumo energético nacional.

Depois da visita pormenorizada à "sala das máquinas", foi-nos proporcionada uma visita guiada à extensa área onde estão instalados 53 aerogeradores. Para todos nós foi uma oportunidade única de visualizar o interior de um aerogerador e as suas características e funcionalidades.

VISITA À METALOCARDOSO E LOCAIS HISTÓRICOS

No dia 15 de Julho, acompanhados por alguns formadores, visitámos uma empresa de metalomecânica e alguns locais de interesse do concelho de Amarante. Na Metalocardoso, fundada em 1992, observámos os vários métodos de fabrico, dispersos por uma área coberta de 24.500 m2 devidamente equipada com tecnologia actual, tal como máquinas de corte e furação de perfis CNC, oxi-corte CNC com capacidade para chapas de 12m x 3m, centro de maquinagem e furação CNC, máquina de calandrar perfis até Hea400, cristo de soldadura por arco submerso de grandes dimensões, serrote mecânico para perfis até 1000 mm de largura, decapadora de jacto de grenalha automático, quinadora para chapas até 12m, etc...

Após a pormenorizada visita à empresa dirigimo-nos para o centro histórico da cidade, onde nos esperava uma visita guiada ao Mosteiro de S. Gonçalo.

O ponto alto do dia diferente do habitual, fora da escola, estava marcado para a praia fluvial de Larim, em Gondar. Ai, acendemos o fogareiro e confeccionamos o nosso churrasco. Foi um excelente momento para formandos e formadores confraternizarem.

A visita de estudo terminou com a apreciação de peças antigas que ornamentam o Museu Rural de Gondar, onde outrora funcionou um lagar de azeite.

VISITA À CONCRETA

A turma 6S do Curso Técnico Instalador de Sistemas Eólicos realizou, no dia 23 de Outubro de 2009, uma visita de estudo à Exponor onde decorreu a exposição denominada "Concreta" para tomar contacto com as novidades existentes no mercado a nível de construção e maquinação.

Aí tivemos contacto com as inovações que têm decorrido nessa área nomeadamente os painéis fotovoltaicos, as técnicas para a sua instalação, os materiais necessários, e todos os componetes que são precisos para a sua instalação nas habitações e as vantagens que estes podem proporcionar.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode