Ventos de Mudança. Energia e Poupança...

 

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é a energia proveniente do vento, uma fonte inesgotável e é considerada uma das grandes apostas para produzir electricidade através dos recursos naturais.

É uma das energias que já se utiliza desde a antiguidade, para navegar ou fazer funcionar moinhos. Segundo a história, os primeiros métodos de aproveitamento dos ventos  para a produção de energia era feito através dos moinhos Persas, das panémonas Chinesas, dos moinhos Holandeses e Europeus. Em Portugal podemos verificar que este recurso natural  já se fazia desde a antiguidade através dos antigos moinhos de vento.

As primeiras referências à utilização de energia eólica datam há cerca de 70 anos, em que eram utilizados em locais distantes, ou de difícil acesso. Tratava-se de aerodinamos ligados a baterias, que acumulavam a energia destinada a pequenos consumos, (pequenas instalações de electricidade, rádios, etc.). Ultimamente tem-se vindo a instalar um pouco por todo o mundo, parques eólicos constituídos por um número significativo de aerogeradores.

O surgimento da primeira turbina eólica deu-se pela mão do pioneiro Paul de La Court. Daí surgiu a turbina Jacobs, a produzir 2,5 a 3Kw. Seguiu-se a turbina baraclava de 100Kw, já ligada à rede electrica.  Em 1941 - O engenheiro Palmer Putnam elaborou um projecto para uma turbina eólica com 30 metros de altura e pás de 53 metros de largura. Este “monstro” foi colocado no cimo das Green Mountains, nos EUA. Mais tarde foram instaladas a turbina F.L.Smith, DK, a turbina Gedser de 200Kw, e assim se foi inovando.

Os primeiros parques eólicos dos anos 70/80 foram implantados em Nordtank com uma potência de 55KW. Ao longo dos anos foi-se estendendo ao longo de todo o mundo a implementação de parques eólicos cada vez maiores e com mais potência.

Em Portugal o primeiro parque eólico a ser construído foi no ano de 1986 na Ilha de Porto Santo – Madeira. Actulamente verifica-se um acentuado crescimento de parques ao longo de todo o território nacional. Poder-se-á dizer que em várias partes do mundo turbinas gigantescas estão a gerar uma parte significativa de electricidade que está a ser consumida na rede.

A energia eólica também pode ser utilizada por particulares. Estes, produzem a sua própria electricidade e podem instalar na sua casa aerogeradores de pequenas dimensões, (aerogeradores caseiros), necessitando para isso que a força do vento seja suficiente para pôr o mecanismo a funcionar. Esta energia actualmente é considerada, uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, é limpa e , utiliza-se para substituir fontes provenientes de combustiveis fósseis, auxiliando assim o meio ambiente, na redução do efeito de estufa.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode